Um Novo Começo


Escrito por | Edivaldo Fontes
Havia um povo que habitava nas cavernas1 onde jamais penetrou um único facho de luz. Suas vidas giravam em torno de um lago e ali se reproduziam, pescavam, comiam e dormiam. Assim seguiam em suas rotinas mórbidas, vidas sem cor, luz e calor.
Os jovens ouviam as histórias dos seus avós, que as repetiam sempre antes de dormir. Um dia um dos mais velhos contou-lhes de um sonho que teve, no qual via luz, cores e formatos diferentes. Acreditava no entanto, que não passava de um sonho, já que não sabia exatamente do que se tratava.
Porém os jovens ficaram fascinados com a história e resolveram tentar descobrir se havia algoalém da vida escura e sem graça da caverna onde habitavam. Vinte jovens se reuniram e decidiram que iriam explorar além dos limites tradicionais da tribo. Os líderes e os anciãos da caverna os advertiram que não fossem e até os ameaçaram de morte caso desobedecessem.

Vivendo na Caverna Escura
Os jovens esperaram a hora do sono costumeiro e saíram às escondidas. Durante a jornada por cavernas e fendas desconhecidas, alguns caíram em abismos e desapareceram, outros se machucaram e tiveram que ficar para trás, enquanto outros simplesmente desistiram com medo e regressaram desiludidos.
Apenas dez deles conseguiram chegar até um ponto onde sentiram uma mudança agradável, embora estranha. Uma corrente de ar passou por eles e notaram a temperatura mudar no ambiente onde tinham chegado. Só aquilo já seria suficiente para mudar a tribo inteira para aquela área. “Voltemos, vamos avisar que existe este lugar mais agradável que a frieza onde estão”.
Mas o líder do grupo disse: “Não! Vamos mais adiante, já chegamos até aqui, não devemos pararagora. Deve haver algo mais a ser explorado”. Então seguiram adiante. De longe, avistaram animais bem diferentes dos poucos que conheciam e sentiram uma corrente de ar mais forte, e pela primeira vez, um clarão que iluminava as paredes da caverna onde estavam. Ficaram encantados e vibravam como quealucinados.
Alguns metros mais adiante vislumbraram uma abertura que dava para a floresta. Ali enxergaram,mesmo que com os olhos doloridos, os primeiros fachos de luz. Viram o verde das árvores, a cor das flores, os animais, os peixes e o azulado das águas dos lagos.
Celebraram por muito tempo, até que o líder disse:
“Basta! Não fazemos bem ficar aqui celebrando sozinhos enquanto nossos amigos vivem naqueleestado do qual já saímos. Vamos retornar e avisar ao nosso povo, contar-lhes o que encontramos e trazê-los todos para fora das cavernas escuras.”
Embora soubesse que teriam dificuldades, eles tentaram fazer o caminho de volta e apesar de muitos acidentes, conseguiram chegar na tribo. Então, gritavam por seus amigos e familiares, chamaram a todose começaram a dizer o que tinham visto. Falavam com entusiasmo e grande animação, tentaram descrever o que viram, porém não sabiam ao certo como explicar. Suas vozes se misturavam com sorrisos e mímicas na tentativa de convencer o povo a ir com eles e verificar o que haviam descoberto. Os líderes ea tribo inteira, todos irados, até seus amigos que haviam desistido e retornado, não acreditaram nem entenderam o que estavam tentando dizer.
Um convite a Sair da Caverna
O sentimento aventureiro que deseja descobrir novas formas de vida, sensações, ares, amizades e lugares diferentes é parte da expressão divina, aquilo que o torna semelhante a seu Criador.
O desejo de explorar as coisas desconhecidas, viver uma vida cheia de coloridos e o calor das emoções das novas descobertas é o que faz com que se sinta uma pessoa jovem.
Os anos perdidos por causa do medo do desconhecido devem ser deixados para trás. É preciso caminhar em direção à brisa e para a luz de novas descobertas e aventuras que transformam sua mente e coração, rejuvenescem a alma e dão o colorido especial para uma vida plena de realizações.
Às vezes somos levados a pensar que não existem outras possibilidades de uma vida melhor do que a que estamos vivendo. Acabamos nos deixando influenciar com facilidade pela opinião de terceiros e com ideias que nos tem sido impostas ao longo dos anos, e que acabam por destruir nosso entusiasmo. Você já deve ter ouvido frases como:
- No mundo real as coisas são o que são.
- Devemos andar com os pés no chão.
- Caia na real, você não é melhor que ninguém!
- Você está pisando nas nuvens!
- Acorde para a realidade!
Não dê ouvidos a palavras como estas e saia em busca dos seus sonhos. Existem lugares com melhores oportunidades e uma vida mais expressiva esperando por você. Não tenha medo de sair de onde está. Não permita que ninguém mate o “jovem” que está dentrode você. Tire-o para fora da caverna! Tome uma atitude e siga em frente. Comece a caminhar com fé distanciando-se das trevas do comodismo e da mesmice, avançando em direção àquilo que acredita ser melhor para você.

"Um empresário bem informado consegue tomar melhores decisões."
Edivaldo A Fontes
Indispensáveis
Benefícios da Leitura para o Empresário
“Nem todos os leitores são lideres, mas todos os líderes são leitores.” Harry Truman Ao ler, você coleta informações que lhe dão vantagem competitiva sobre temas diversos. Com a prática da leitura, se sentirá mais confiante em sua capacidade de adquirir conhecimento;...
O Temperamento Humano
Uma das mais belas características do ser humano é o fato de cada pessoa ser única. Elas possuem dons, inclinações, interesses e abordagens extremamente diferentes para a vida.Em cada um de nós se manifestam certas condutas relativamente estáveis, e esse conjunto...
A Excelência Profissional em Evidência
A iniciativa da VLM Press em criar o prêmio VLM Press de Excelência Profissional se transformou em sucesso imediato, mas o benefício maior do evento foram os efeitos colaterais que instigaram na audiência pela segunda vez o desejo e responsabilidade de galgar o podium.
Primeira Conferência Brasileira de Negócios
A editora VLM Press realizou no dia 20 de outubro de 2022 a primeira Conferência Brasileira de Negócios HGVUSA. O evento aconteceu no The Event Center, em Margate, Florida USA. A conferência foi aberta pelo comunicador, radialista e diretor artístico da Nossa Radio...