Temperamento Humano

O Temperamento Humano

Texto de | Christiany Rebelo

Uma das mais belas características do ser humano é o fato de cada pessoa ser única. Elas possuem dons, inclinações, interesses e abordagens extremamente diferentes para a vida.

Em cada um de nós se manifestam certas condutas relativamente estáveis, e esse conjunto forma o nosso temperamento. As vantagens de conhecer mais sobre esse tema são inúmeras, dentre elas está uma melhor comunicação com as outras pessoas, mas para tal, precisamos ter consciência de que os temperamentos são distintos e possuem diferenças fundamentais, e que tanto a sociedade, quanto a família e o nosso local de trabalho ganham com essa diversidade.

A classificação mais conhecida do temperamento humano é a do médico grego Hipócrates (460 – 370 a. C.). Ele teorizou que os traços de personalidade e os comportamentos humanos são baseados em quatro temperamentos: colérico, sanguíneo, melancólico e fleumático. Somos todos uma mistura desses quatro tipos, com predominância de um deles. Você sabe qual é o seu?

OS TEMPERAMENTOS E AS EMPRESAS

Os empresários certamente têm um trabalho difícil, pois além de ter que supervisionar as operações no local de trabalho precisam lidar com o comportamento dos seus colaboradores.

Entender a dinâmica ligada à personalidade e ao temperamento desempenha um papel fundamental em como podemos construir equipes de trabalho mais produtivas e ajustadas, pois conhecer como eles funcionam pode ajudar na interação entre os profissionais que integram o grupo de colaboradores. Além disso, identificar os pontos fortes e os fracos de cada temperamento ajuda a determinar o que as pessoas são capazes de realizar em conjunto. Vejamos alguns exemplos desses comportamentos:

O Popular Sanguíneo

Possui um temperamento flexível, alta capacidade de adaptação e grande habilidade de comunicação. É entusiasmado e criativo, inspira os colegas, mas também é desorganizado, esquece as obrigações, tem dificuldade para ouvir porque prefere falar, se distrai com facilidade e toma decisões baseadas em sentimentos. Ao lidar com esse temperamento, você deve harmonizar a natureza excessiva do sanguíneo, lembrando-se que eles precisam socializar.

Entender a dinâmica ligada à personalidade e ao temperamento desempenha um papel fundamental em como podemos construir equipes de trabalho mais produtivas e ajustadas.

O Poderoso Colérico

Lidera e organiza qualquer atividade, porque é um líder nato. Procura soluções práticas e costuma enxergar a situação como um todo, toma decisões rápidas e geralmente acertadas, mas por outro lado é dominador, exigente, intolerante aos erros e manipula os outros com facilidade. Em relação ao colérico, não os force a socializar, eles são muito independentes. Tentar controlá-los e dizer-lhes como executar suas tarefas pode não funcionar muito bem. Para não ser dominado por eles, aprenda como ser um bom negociador.

O Pacífico Fleumático

Costuma ser calado, paciente e equilibrado. Trabalha bem sob pressão, é um bom ouvinte e normalmente encontra a solução mais viável por ser competente. No entanto é resistente a mudanças, indeciso, desmotivado e prefere mais assistir a participar. Como líder, não o force a socializar no trabalho, isso o desagrada. Em algumas ocasiões você precisará interagir diretamente com ele para obter ideias e sugestões.

O Perfeito Melancólico

É perfeccionista, eficaz na organização, no planejamento e na resolução de problemas. Muito detalhista, costuma usar tabelas, gráficos, figuras e listas. Por outro lado, tem dificuldade em se relacionar com os outros, é difícil de agradar, gasta muito tempo planejando e precisa de constante aprovação. Se o colaborador é melancólico, envolva-se em alguns projetos elaborados por ele, para garantir que não consumam tempo demais e sejam executados no prazo. Evite críticas e procure ajudá-lo na melhoria da autoestima, se necessário.

É quase impossível evitar completamente conflitos no local de trabalho.”

As personalidades são distintas e acabarão por se confrontar em um ponto ou outro. O importante é que as pessoas aprendam a não se opor, mas a se apoiar e completar mutuamente. O truque é gerenciar esses diferentes temperamentos criando um ambiente coeso, priorizando a qualidade e a produtividade. Treine-os para que aprendam a trabalhar em grupo, reconhecendo que todos os setores são importantes e colaboram para o sucesso final.
Somos exclusivos, com diferentes temperamentos, talentos e experiências. Nos completamos enquanto família, humanidade, sociedade e empresa. Use essa diversidade a seu favor e forme uma equipe bem gerenciada, colaborativa e de alto desempenho, deste modo você obterá o resultado desejado.

Artigos Relacionados

Relacionados

Assine

Registre-se!

Fique ligado nos artigos publicados na American Dream Magazine. Registre-se abaixo.

Follow Us

Receba Nossas Newsletters